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Projeto Educativo
Tema Projeto Educativo: “Crescer com a arte”
O Tema do nosso Projeto Educativo: “Crescer com Arte”, irá ser implementado durante três anos.
No ano letivo 2023/2024, iremos desenvolver o subtema “Sentir com a Arte”. Sendo o ano em que iremos encerrar o tema “Crescer com arte” e tendo em conta que nos últimos dois anos, estivemos a conhecer várias formas de arte e vários artistas, pretende-se neste último ano utilizar as várias formas de arte para chegarmos às nossas emoções. Sentimos a necessidade de ensinar as crianças a arte de Educar o Coração.
Sentimos a necessidade de promover a autonomia, o saber lidar com a frustração, o saber entender as emoções e acima de tudo o saber ouvir o coração. Temos o dever de sermos honestos com as crianças, coerentes entre o que dizemos e os atos que praticamos, para que elas se revejam em nós, adultos.
É urgente aprendermos/ensinarmos a partilhar afeto. É na forma como eu me sei dar, que eu identifico o meu lugar no Mundo, neste Mundo que é a casa de todos nós!
É importante conhecer as fases críticas e os comportamentos caraterísticos do desenvolvimento para melhor adaptar o ensino das emoções. Chorar, por exemplo é uma das primeiras emoções que o ser humano sente. As crianças choram quando estão tristes, quando têm fome, quando querem alguma coisa, quando fazem uma birra. Esta emoção é, portanto, a mais disponível aos olhos da criança. Por isso é extremamente importante dar a conhecer outros tipos de emoções e trabalhar com elas, de maneira a formar crianças sociáveis, com empatia, livres para poder sentir e sobretudo saber sentir.
A educação emocional tem de ser desenvolvida desde tenra idade de forma a que a criança desenvolva competências sociais e emocionais. É assim nosso intuito utilizar a arte para identificarmos que emoções elas no provocam, conhecer cada uma das emoções, fazendo ligação com as situações do dia a dia e encontrar ferramentas para saber lidar com as suas emoções e sobretudo saber sentir
Metodologias
O Ensino Tutorial, é um Ensino Individualizado que permite identificar de forma mais exata as dificuldades e as aptidões de cada um dos nossos alunos, com o objetivo de fomentar o seu desenvolvimento.
Deste modo o nosso ensino, baseia-se trabalhar com o aluno de uma forma mais individualizada, organizando e aplicando estratégias mais adequadas às suas necessidades educativas.
Com o intuito de melhorar a sua operacionalização, e para que se possa obter resultados cada vez melhores, procurámos integrar neste método um pouco da Teoria das Inteligências Múltiplas.
Teoria proposta por Howard Gardner, psicólogo cognitivo e educacional, que defende que:
- Todos os alunos são diferentes
- Os alunos não aprendem todos ao mesmo tempo
- Todos possuem as mesmas formas de inteligência , que se manifestam em idades diferentes
- Todas as formas de inteligência se podem desenvolver, exercitando-se
- Cada criança possui habilidades diferentes, uma maneira de aprender e de pensar diferentes
- Gardner identificou as Inteligências Linguística, Lógico-Matemática, Espacial, Musical, Cinestésica, Interpessoal e Intrapessoal- que são independentes umas das outras mas raramente funcionam isoladamente.
Trabalho de Projeto
O trabalho de projeto consiste na procura do saber no aluno e através do aluno. Aos alunos cabe-lhes escolher e dividir entre si as tarefas, bem como proceder à sua execução, estando subjacente a planificação das atividades. Este tipo de trabalho exige, portanto, capacidade de gestão do tempo e das tarefas.
O Educador orienta e medeia as relações entre os intervenientes.
Uma das caraterísticas mais marcantes do Trabalho de Projeto é o papel do aluno no processo de aprendizagem; o trabalho está centrado nos alunos porque são eles que escolhem os temas, os problemas dos projetos que vão desenvolver, investigar e apresentar o produto final.
Experimentação
A Experimentação, como metodologia, tem um papel primordial na construção do próprio conhecimento.
Experimentar é imprescindível para, em simultâneo com a aquisição dos vários conteúdos, desenvolver processos científicos/capacidades investigativas que podem ser transferidas para todas as áreas do saber.
Esta abordagem leva as crianças a desenvolver competências cognitivas, a par de competências psicomotoras e sócio-afectivas, como a cooperação, a iniciativa, a ajuda, o respeito e a responsabilidade. muito importantes particularmente ao nível do jardim-de-infância.